fbpx

Conversar por Whatsapp

Conversar por Email

Falar por Telefone

×

Whats da Franzolin

Converse pelo Whatsapp com nossa equipe para tirar suas dúvidas e saber mais sobre nossos empreendimentos.

+55 (14) 9 9645 7788
×

Fale por email

Converse pelo email com nossa equipe para tirar suas dúvidas e saber mais sobre nossos empreendimentos.

relacionamento@franzolin.eng.br
×

Ligue para nós

Converse pelo telefone com nossa equipe para tirar suas dúvidas e saber mais sobre nossos empreendimentos.

+55 (14) 9 9645 7788

Casa ou apartamento? Onde você vai morar?

Home > Blog > Casa ou apartamento? Onde você vai morar?

Categoria

Mercado Imobiliário

Data

14/01/2020

Autor

Franzolin Engenharia

Sonhar com o lugar ideal para viver é um projeto de vida que acompanha o ser humano desde o tempo das cavernas. Hoje, mais que abrigo, as pessoas avaliam as muitas possibilidades de morar bem que a vida moderna oferece. Então vem o dilema: casa ou apartamento?

Não existe uma resposta única, porque a decisão envolve muitos fatores e às vezes mais de uma pessoa. Você também precisa pensar nos planos de vida futura e como a moradia será impactada por eles. Detalhamos algumas situações, com suas vantagens e inconveniências, para ajudar nessa decisão que vai definir a sua qualidade de vida por muito tempo.

Para começar, quando você pensa na casa própria, até pela tradição histórica de moradia do ser humano, você ainda fala a palavra casa. Tudo que envolve o morar implica em muitas histórias e emoções, afinal é o seu lugar de repouso e acolhimento. Para completar, outro fator impacta qualquer decisão que você for tomar: o valor dos imóveis e a sua disponibilidade financeira para investir na aquisição, seja uma casa ou um apartamento. Esta é uma decisão que define como vai ser a sua vida por muito tempo e implica em questões que vão muito além de uma transação de compra e venda, o valor desse bem tem outro valor emocional agregado que pesa muito.

Vantagens e desvantagens de comprar uma casa

Quando você pensa em uma casa logo vem aquela imagem de jardim, quintal, crianças, cachorros, piscina, churrasqueira e em todas as vezes que vai reunir os amigos e a família. Essa imagem é muito presente no nosso inconsciente porque morar tem significados profundos para todas as pessoas.

Quando você começa a procurar o seu imóvel precisa decidir se quer uma casa na rua ou em condomínio fechado. Nesse momento o fator financeiro já começa a pesar porque as casas de condomínio costumam ser mais caras, considerando que elas são mais novas e ainda têm o benefício adicional do status e da segurança. Então você precisa avaliar tanto a relação custo/benefício quanto o valor versus a sua disponibilidade financeira.

Digamos que você faz a opção por uma casa de rua: observe a vizinhança, dê uma volta à noite, fique atento para a questão da segurança e pense como seria a sua vida cotidiana nesse lugar. Avalie também as vias de acesso e as facilidades como supermercado, padaria, escolas, comércio local, academia e outras que você julgar importantes.

Você vai comprar a casa pronta? Ela é nova ou antiga? Vai construir? As questões aqui se multiplicam. Se você comprar uma casa pronta pode até mudar no dia seguinte, mas nunca sabe o que vem junto. Isso porque o vendedor nem sempre tem uma planta do imóvel e você não sabe quantas reformas já foram feitas alterando instalações elétricas e hidráulicas e outras obras que podem trazer surpresas desagradáveis. Se optar por uma casa nova voltamos ao fator preço, impactado tanto pelos novos materiais como pela escassez de ofertas.

Descartadas essas possibilidades você pode pensar em construir a sua própria casa. Este é um sonho bem comum, porque você decide a planta conforme as necessidades da família, acompanha a obra e tem certeza de que tudo vai sair como planejado. Se tiver a sorte de encontrar bons fornecedores, pode mudar em um ano ou dois, mas até chegar na sua rede da varanda muito tijolo vai rolar. Tudo começa com a planta, aprovação na Prefeitura, contratação de equipes ou de um empreiteiro de obras.

Você ainda tem que escolher e comprar todos os materiais e garantir que tudo seja instalado como o previsto. Fim da obra, é a hora do Habite-se na Prefeitura, impostos junto à Receita Federal e regularização no cartório de registros de imóveis.

Então você começa uma outra fase e ela inclui a manutenção de tudo que foi construído, a própria casa, além dos jardins e piscina, instalação de cercas elétricas e alarmes de monitoramento e a administração dos profissionais que possam ajudar nesses serviços. Se você tiver tempo para tudo isso pode ser um bom negócio, mas se não tiver tempo nem paciência é melhor trocar de plano.

O que um apartamento oferece para você?

Aqui valem as mesmas questões iniciais sobre localização e vias de acesso, além das facilidades da região. Quando se fala em apartamento, especialmente se for em um prédio novo ou recém inaugurado você pode saber que muitos dos problemas que costumam vir associados às casas já ficam esquecidos. Entre eles os custos e dor de cabeça de manutenção e a constante preocupação com a segurança.

A questão financeira volta a entrar na balança e você pode optar por um apartamento pronto ou na planta. Se for na planta pode ser mais vantajoso, porque os empreendimentos costumam ter uma boa valorização depois de entregues.

Outra questão muito importante é que as incorporadoras já oferecem opções de financiamento que viabilizam a aquisição do seu imóvel. Mesmo assim é bom certificar-se de que você pode arcar com as parcelas intermediárias e com as parcelas mensais depois da entrega, juntamente com o valor do condomínio. Afinal, você quer fazer um bom negócio e não dar aquele famoso passo maior que a perna. Se comprar um imóvel na planta você deve confirmar o registro do empreendimento como Patrimônio de Afetação, o que garante a segurança do seu investimento.

Resolvida essa questão básica, vejamos que outras vantagens pode ter a decisão por um apartamento. Nos novos empreendimentos, como o Aeon, da Franzolin Engenharia, o projeto arquitetônico das áreas internas e comuns contemplam facilidades e espaços de lazer que dificilmente você encontra em uma casa padrão. Os materiais mais modernos e de primeira linha garantem uma vida cotidiana sem problemas de manutenção e outros problemas de imóveis mais antigos. Neste caso você precisa conhecer algum empreendimento já entregue pela construtora e observar a qualidade da obra.

Ao assinar o contrato você também recebe um memorial descritivo com o detalhamento dos materiais, além de outros dados importantes, como a localização de todas as tomadas, energia elétrica e encanamento, o que oferece mais segurança e agilidade para instalar equipamentos.

A decisão pelo apartamento implica em aceitar regras de condomínio e convivência mais próxima com vizinhos. Novamente, a escolha começa com o seu estilo de vida e como você desenha o seu cotidiano e a sua vida futura. Pensando na qualidade de vida você pode optar por um empreendimento que ofereça área de lazer completa, com equipamentos que facilitem a vida, além de gerar economia com mensalidades de clube e academia. Só esse valor muitas vezes já compensa a taxa de condomínio. Mas essa taxa também pode ser reduzida quando o empreendedor pensou antes em sustentabilidade, com reuso de água, células fotovoltaicas para fornecer energia nas áreas comuns e recursos de tecnologia que reduzem os custos fixos.

Enfim, só você pode avaliar a melhor opção entre casa e apartamento, considerando tanto o seu estilo de vida como a sua disponibilidade de investimento. De toda forma, o que conta mesmo é que você possa viver com tranquilidade no lugar que escolher como lar.

Acompanhe nossos lançamentos e atualizações nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube.

 

Posts
Recentes

29/06/2020

Parcerias da Franzolin trazem inovação para moradores

A Franzolin Engenharia está sempre buscando as inovações que trazem conforto e praticidade para os moradores dos seus empreendimentos. Com foco nesse objetivo é a primeira incorporadora que está trazendo para Bauru a Lavanderia Compartilhada OMO, em parceria com a Unilever.  Essa inovação acompanha a tendência da economia compartilhada e utiliza alta tecnologia que promove … Continued

Leia mais

08/06/2020

Interior do Residencial Yunis revela modernidade dos projetos

Para quem entra no Residencial Yunis o impacto já se revela no Lobby com pé direito duplo em um projeto arquitetônico onde a modernidade se traduz em todos os ambientes. O empreendimento entregue pela Franzolin Engenharia continua surpreendendo os clientes ao superar todas as expectativas. Cada detalhe foi pensado com foco na usabilidade, privilegiando o … Continued

Leia mais

13/05/2020

Olhar o futuro é o nosso cotidiano

Vivemos um momento desafiador em múltiplos sentidos. Como pessoas, marcas, líderes, empresários, cada um no seu papel diante da sociedade vivencia momentos que se alternam entre as incertezas do presente e as perspectivas do futuro. Como empresário do mercado imobiliário, à frente de uma incorporadora e construtora, a Franzolin Engenharia, alguns cenários se apresentam, mas … Continued

Leia mais

31/03/2020

Franzolin Engenharia instala Conselho Consultivo

Visando preparar o crescimento estratégico da empresa, um caminho iniciado no ano anterior com a expansão para outros mercados, a Franzolin Engenharia formalizou a criação do seu Conselho Consultivo, que vem se reunindo desde janeiro deste ano. São membros do Conselho Consultivo da Franzolin Engenharia os sócios Antonio Ribeiro, Gustavo Kobayashi, Luiz Augusto Franzolin e … Continued

Leia mais
Blog