Buscar

Comprar imóvel na planta é bom negócio, mas exige cuidados básicos



Você entra no stand de vendas e fica encantado com os croquis e folders. Tudo parece encaixar no sonho de ter um apartamento só seu, com as facilidades que você precisa. A oportunidade de fazer um bom negócio é evidente e você fica ainda mais animado com a perspectiva de finalmente realizar o seu plano mais importante. Esse é um momento de grande emoção porque envolve muitas possibilidades para a sua qualidade de vida e você está completamente encantado com todos os detalhes da planta e do empreendimento.


Acredite, nós sabemos muito bem o que tudo isso representa para você, porque é exatamente com essa perspectiva, a sua vida dentro dos nossos empreendimentos, que elaboramos cada detalhe dos projetos e executamos tudo com o cuidado de quem constrói a própria casa. Mas sabemos também que você está decidindo por um negócio que envolve as suas economias e muitas vezes uma programação financeira bem rígida para cumprir as etapas de parcelas e financiamento.


Por isso queremos que você faça um negócio com toda segurança, além de garantir que realmente está comprando um imóvel que vai corresponder a todas as suas expectativas de morar e viver bem. Afinal, é para isso que nós trabalhamos.


Lembre que essa aquisição é um investimento para o futuro, por isso:


  • Verifique a idoneidade da construtora, da incorporadora e visite outras obras para certificar-se de que foram entregues com a qualidade e os prazos comprometidos. Se puder, converse com os moradores e peça para visitar algum empreendimento pronto, o próprio corretor pode ajudar com essa pesquisa. Inclusive as construtoras e incorporadoras podem ter algum empreendimento já entregue, com apartamentos à venda que podem ser visitados.

  • A questão do prazo é muito importante porque as incorporadoras podem estender o prazo de entrega prometido em até 180 dias. Algumas, como a Franzolin Engenharia cumprem rigorosamente o prazo de 30 meses, que é o seu padrão, mas outras trabalham com prazos maiores ou ultrapassam os 180 dias adicionais, causando grandes transtornos aos clientes.

  • Leia atentamente todas as cláusulas do contrato estabelecido e esclareça as suas dúvidas antes de assinar. O papel dos corretores é muito mais que vender, eles precisam responder aos seus questionamentos para que todos se sintam seguros com a transação comercial.

  • Compare o valor do metro quadrado do imóvel que você está adquirindo com outros empreendimentos do mesmo padrão, no mesmo bairro. Lembre que algumas regiões são mais valorizadas e isso impacta o valor final do imóvel na compra, mas também contribui para a valorização futura.

  • A localização também deve ter características que contribuam para a sua qualidade de vida. Até porque você está comprando um imóvel onde vai morar, ou que será futuramente comercializado para venda ou locação e as pessoas valorizam morar em determinadas regiões pela facilidade de acesso ou proximidade com serviços essenciais.

  • Para que você possa ter uma programação de investimento compatível com as suas condições financeiras, avalie como vai ser feita a correção das parcelas durante a fase de construção. Considere ainda se você vai ter parcelas após as chaves que coincidam com as parcelas do financiamento.

  • Aproveite a flexibilidade de negociação que algumas construtoras oferecem no lançamento. Esse momento pode ser uma excelente oportunidade para realizar um bom negócio e ainda se programar com uma poupança obrigatória. Os valores do imóvel na planta costumam ser mais baixos do que os dos prontos, mas lembre de ser realista quanto às suas reais possibilidades de cumprir o contrato.


O que mais você precisa avaliar na hora de decidir a compra:


  • Observe com cuidado o Memorial Descritivo para avaliar os materiais construtivos e de acabamento que definem a qualidade final do seu imóvel; lembre que você tem a expectativa de mudar para um apartamento novo, em um edifício bem construído, com projeto arquitetônico e de instalações modernos, com garantia de qualidade e segurança nas instalações hidráulicas e elétricas.

  • A área de lazer e as áreas de uso comum também devem ser observadas com o mesmo cuidado. Afinal elas serão uma extensão do seu apartamento, representam muitas oportunidades de entretenimento e descanso e o projeto já mostra todas as possibilidades que você terá nesse espaço.

  • Observe as novas tecnologias embarcadas no empreendimento, que também podem resultar em economia futura, bem como impactar as facilidades e conforto no uso das áreas comuns. Os empreendimentos da Franzolin Engenharia, como o Elara, Yunis, Thropos e Aeon, já oferecem itens como: rede Wi-Fi na área comum do térreo, salão de festas e churrasqueiras com sonorização via Bluetooth, infraestrutura para automação em todo o apartamento e portaria entregue com toda infraestrutura e tecnologia necessárias para portaria remota.

  • A preocupação com a sustentabilidade não é apenas uma importante questão de responsabilidade social dos empreendedores e clientes, mas também pode resultar em economia futura, reduzindo custos de manutenção que impactam o valor do condomínio.


Enfim, se você já percebeu que agora é um bom momento para investir em imóveis, aproveite esse novo ciclo de recuperação do mercado e avalie todas as possibilidades. A Franzolin Engenharia está preparando novos empreendimentos que serão lançados em 2020 em Bauru, Piracicaba e Lençóis Paulista. Fale com a gente se quiser ser avisado sobre os nossos lançamentos.


Acompanhe nossas novidades e atualizações nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube.