fbpx

Conversar por Whatsapp

Conversar por Email

Falar por Telefone

×

Whats da Franzolin

Converse pelo Whatsapp com nossa equipe para tirar suas dúvidas e saber mais sobre nossos empreendimentos.

+55 (14) 9 9645 7788
×

Fale por email

Converse pelo email com nossa equipe para tirar suas dúvidas e saber mais sobre nossos empreendimentos.

relacionamento@franzolin.eng.br
×

Ligue para nós

Converse pelo telefone com nossa equipe para tirar suas dúvidas e saber mais sobre nossos empreendimentos.

+55 (14) 3233 4466

Novos comportamentos indicam tendências para incorporadoras

Home > Blog > Novos comportamentos indicam tendências para incorporadoras

Categoria

Mercado Imobiliário

Data

28/01/2020

Autor

Luiz Augusto Franzolin

Em 2020 e daqui para a frente as atividades relacionadas ao mercado imobiliário ganham uma abrangência que ultrapassa todas as práticas até então tradicionais do setor. Incorporadoras e construtoras ampliam sua visão para alinhar os projetos com as novas exigências dos clientes, que se tornam a cada dia maiores e mais complexas.

Nesse aspecto é importante destacar que a segmentação é ainda mais relevante, considerando a maior diversidade dos nichos de mercado e suas diferentes expectativas. Estamos vivenciando a multiplicidade de expectativas das gerações que chegam e das gerações que avançam no tempo de vida incorporando os novos hábitos que a modernidade proporciona.

Ao mesmo tempo temos que pensar na diversificação dos imóveis para atender às novas configurações das famílias, mais dinâmicas e plurais. Contexto que favorece o interesse por locação e compartilhamento de espaços comuns, além da busca por flexibilidade e da forte valorização do espaço urbano.

“Os imóveis deverão oferecer soluções adaptáveis para uma sociedade mais plural e dinâmica.” Claudia Baggio, sócia da área de Financial Advisory da Deloitte Brasil
 

Agora temos que focar ainda mais na mobilidade das pessoas e nas facilidades oferecidas pela localização. Sem esquecer que o lugar onde as pessoas moram também costuma ser associado ao status e estilo de vida. Outros temas em destaque são a usabilidade e integração dos espaços, sustentabilidade, tecnologias que oferecem conforto, economia e bem estar e outras que podem reduzir custos de condomínio.

Todos esses fatores são atualmente observados pelos clientes e influenciam a decisão de compra. Enfim são muitos os aspectos que se relacionam com novos comportamentos e aspirações das pessoas e todos merecem ser avaliados atentamente pelos incorporadores.

Ao mesmo tempo que o cenário se apresenta muito positivo em 2020, os players que atuam no mercado imobiliário vêm observando essas tendências com muita atenção. Não se trata apenas de projetar e construir empreendimentos com arquitetos, engenheiros e equipes altamente qualificadas. O que na verdade é o básico da nossa atividade como incorporadores e construtores. O momento exige uma visão 360º. Desde buscar as tendências que impactam os comportamentos e expectativas das pessoas, até utilizar as novas tecnologias nos processos de concepção, construção e relacionamento com clientes.

Quando falamos de tecnologias o que importa mesmo é identificar aquelas que realmente acrescentam um diferencial positivo na vida dos moradores, sem impactar o valor final dos lançamentos. Nem tudo que é inovador precisa ser incorporado aos empreendimentos, mas precisamos entender o que significa bem estar e qualidade de vida para os nossos clientes e oferecer a eles o melhor dos nossos esforços e competências.

Com todas essas considerações em mente fui pesquisar um pouco do que já vem se revelando como tendência e a partir de 2020 pode se tornar ainda mais relevante para o mercado:

  • Cresce a busca por imóveis bem localizados

Nos grandes centros cresce a procura por apartamentos bem localizados e compactos, onde os ambientes amplos das áreas compartilhadas suprem o espaço mais restrito das áreas privativas. Esse tipo de imóvel agrada mais aos jovens e aos novos casais, pessoas que privilegiam a mobilidade e a praticidade em detrimento de mais espaço interno. A localização é o grande fator de atração para esse público, que valoriza o acesso aos meios de transporte e facilidades de comércio e lazer.

A localização também é muito valorizada por famílias que buscam bairros nobres, com facilidades de acesso e oferta de comércio e serviços como escolas, supermercados e outros que trazem comodidade para a vida cotidiana. Essa tendência se mostra relevante tanto para os grandes centros como para outras cidades onde o crescimento impulsiona a demanda por mobilidade.

  • Cresce a presença da população sênior

Na outra ponta da faixa etária cresce a presença da população sênior na busca por imóveis e ela já representa uma fatia considerável do mercado em todos os setores. No Brasil esse novo nicho se confirma com os dados do IBGE, segundo os quais a média de expectativa de vida no país é de 76 anos. Onde e como essas pessoas pretendem morar, com que tipo de facilidades e conforto, com que expectativas de bem estar é uma questão que pede respostas urgentes para que elas possam ser atendidas em novos modelos de empreendimentos.

 

O público sênior já é considerado pelos especialistas como o terceiro maior mercado do mundo, gera cerca de US$ 7 trilhões ao ano e se tornou conhecida como economia prateada. O relacionamento e atendimento a esse nicho de mercado no Brasil também traz uma surpresa positiva, vai ser pelo meio digital, ou melhor pelo mobile considerando que 60% deles já possui smartphone. Fatos confirmados pelas estatísticas de acesso do site Viva Real: em 2016, 2,7% dos acessos eram de pessoas com mais de 65 anos e em 2019 esse número chega a 6%, o que significa mais de 550 mil pessoas dessa faixa etária.

  • Valorização dos espaços integrados

A integração de espaços é outro aspecto importante dos projetos por permitir um uso mais dinâmico dos ambientes, ampliando as possibilidades de aproveitamento de cada área, por exemplo, integrando o lazer com o salão de festas que passa a ficar aberto e disponível para os moradores. Também se mostram mais valorizadas as áreas de uso comum equipadas para homewok e coworking, considerando o crescimento desse modelo de trabalho e a dificuldade de obter privacidade para tarefas profissionais no ambiente familiar. Essa tendência de integração também se conecta com novos comportamentos que surgem como resultado da saturação da vida online e as pessoas passam a valorizar as conexões reais e os contatos mais calorosos do mundo offline.

  • Cresce a consciência da sustentabilidade

Conforme a questão ambiental se mostra mais e mais urgente no mundo todo, mais pessoas se tornam conscientes de que é preciso agir surge a chamadapressão verde. A constante demanda pela sustentabilidade leva o tema para a pauta das empresas que querem se manter conectadas com as aspirações dos clientes. Para o mercado imobiliário as boas práticas de sustentabilidade começam nos projetos que privilegiam a captação de água de chuva, energia solar, uso de materiais que resultam em menor consumo de energia. Os processos construtivos também se tornaram mais sustentáveis, com a otimização do uso dos materiais e dos recursos de água e energia. A tendência de valorização dos empreendimentos que privilegiam a sustentabilidade só vai se fortalecer nos próximos anos.

Elementos de maior complexidade não faltam para compor o cenário presente e futuro do mercado imobiliário, antes restrito a projetos e plantas, terrenos e obras. Agora ampliado com um olhar mais profundo para o comportamento e aspirações das pessoas, com prioridade total para atuar com foco no cliente. As tendências vão e vêm, as tecnologias se renovam, mas o cliente é e sempre será a razão maior de existir das incorporadoras.

Luiz Augusto Franzolin
CEO Franzolin Engenharia

Posts
Recentes

29/06/2020

Parcerias da Franzolin trazem inovação para moradores

A Franzolin Engenharia está sempre buscando as inovações que trazem conforto e praticidade para os moradores dos seus empreendimentos. Com foco nesse objetivo é a primeira incorporadora que está trazendo para Bauru a Lavanderia Compartilhada OMO, em parceria com a Unilever.  Essa inovação acompanha a tendência da economia compartilhada e utiliza alta tecnologia que promove … Continued

Leia mais

08/06/2020

Interior do Residencial Yunis revela modernidade dos projetos

Para quem entra no Residencial Yunis o impacto já se revela no Lobby com pé direito duplo em um projeto arquitetônico onde a modernidade se traduz em todos os ambientes. O empreendimento entregue pela Franzolin Engenharia continua surpreendendo os clientes ao superar todas as expectativas. Cada detalhe foi pensado com foco na usabilidade, privilegiando o … Continued

Leia mais

13/05/2020

Olhar o futuro é o nosso cotidiano

Vivemos um momento desafiador em múltiplos sentidos. Como pessoas, marcas, líderes, empresários, cada um no seu papel diante da sociedade vivencia momentos que se alternam entre as incertezas do presente e as perspectivas do futuro. Como empresário do mercado imobiliário, à frente de uma incorporadora e construtora, a Franzolin Engenharia, alguns cenários se apresentam, mas … Continued

Leia mais

31/03/2020

Franzolin Engenharia instala Conselho Consultivo

Visando preparar o crescimento estratégico da empresa, um caminho iniciado no ano anterior com a expansão para outros mercados, a Franzolin Engenharia formalizou a criação do seu Conselho Consultivo, que vem se reunindo desde janeiro deste ano. São membros do Conselho Consultivo da Franzolin Engenharia os sócios Antonio Ribeiro, Gustavo Kobayashi, Luiz Augusto Franzolin e … Continued

Leia mais
Blog