Buscar

Olhar o futuro é o nosso cotidiano



Vivemos um momento desafiador em múltiplos sentidos. Como pessoas, marcas, líderes, empresários, cada um no seu papel diante da sociedade vivencia momentos que se alternam entre as incertezas do presente e as perspectivas do futuro. Como empresário do mercado imobiliário, à frente de uma incorporadora e construtora, a Franzolin Engenharia, alguns cenários se apresentam, mas a realidade é uma só: corresponder às expectativas dos nossos clientes quanto à entrega dos imóveis adquiridos e cumprir com a responsabilidade social que temos com a geração de empregos. Um compromisso duplo, que nos coloca como empresa em uma posição desafiadora, talvez a mais complexa desde que nos inserimos nesse mercado.


“ O modo como navegamos na pandemia do Coronavírus determinará a maneira como emergimos do outro lado.” Michael McQueen, pesquisador de tendências e estrategista

Com a mesma coragem e ousadia que sempre assumimos como rotina de trabalho estamos aqui hoje refletindo sobre esse novo contexto. Nossa equipe de escritório e vendas trabalha em home-office desde o início das orientações do governo. Também cumprindo as mesmas orientações as obras podem continuar com os cuidados de segurança para as equipes de campo.


Iniciamos uma série de webinars com corretores associados para oferecer apoio e orientação. Estamos acelerando todo o processo de digitalização do relacionamento, que já vinha em patamares bem avançados, mas agora será ainda mais assertivo, com todo o atendimento online em pleno funcionamento, novo site pronto para ser lançado e forte investimento em conectividade com os clientes.


No início do isolamento tivemos que alterar toda a programação da entrega do empreendimento Yunis em Bauru. Cumprimos o prazo de finalizar a obra, mesmo sem o evento de apresentação aos clientes, a vistoria foi convocada online e com escala de entrega das chaves para evitar aglomerações. Os novos moradores contarão com muitos benefícios que agora se revelam essenciais, como o locker do iFood para receber entregas. A tendência de trabalho em home office, que deve se fortalecer ainda mais a partir das experiências vividas nessa fase, será atendida com espaços integrados que permitem múltiplo uso tanto nas áreas privativas como nas de uso comum. A conectividade já instalada também vai facilitar a adoção de novos hábitos de trabalho à distância.


Essas e outras inovações presentes nos nossos empreendimentos já vinham sendo estudadas por pesquisas de tendências de comportamento, visando atender ao estilo de vida e expectativas dos moradores e ampliar a usabilidade dos espaços. Agora serão ainda mais valorizadas e já estamos revendo todos os nossos projetos futuros para incorporar novos hábitos que se revelem importantes e conectados com o que as pessoas esperam de conforto e comodidades na moradia. O que deve impactar desde o uso dos espaços até as tecnologias emergentes que podem ser incorporadas aos empreendimentos.

A equipe de projetistas e engenheiros da Franzolin continua trabalhando intensamente junto com os arquitetos associados nos projetos que já vinham sendo desenvolvidos para os lançamentos futuros. Nós continuamos empenhados em desenvolver e construir empreendimentos que atendam a todas as expectativas dos nossos clientes de morar bem e investir em um imóvel que valoriza tanto a vida como o investimento financeiro.


Sabemos que somos responsáveis por algo que é muito mais que um sonho a ser realizado e queremos ser parte de um cotidiano que realmente se revele muito melhor do que as expectativas. Por isso nos empenhamos tanto em desenvolver projetos que privilegiam a usabilidade e o conforto e construímos com o cuidado de quem se preocupa com cada detalhe, desde a fundação até o acabamento e a qualidade dos processos construtivos e dos materiais. Somos especialistas nisso e esse é um dos nossos maiores diferenciais de mercado.


É importante destacar as competências do nosso time que resultam em produtos de qualidade muito superior, porque nessa hora de incertezas para muita gente é bom saber quais são os pilares que sustentam nossa empresa e os valores que guiam nossas atividades. São eles que movem todas as nossas iniciativas em direção a um futuro que ainda vai nos surpreender positivamente, mesmo que não seja no momento imediato. Momento esse que nos coloca em isolamento, ao mesmo tempo que a atenção de todos se volta para o lugar onde moramos e faz do nosso lar o grande protagonista dos dias.


Isso proporciona importantes reflexões sobre as emoções que se concentram entre quatro paredes e o valor afetivo da moradia, mas também oferece muitas oportunidades para o mercado imobiliário observar e entender quais serão as novas expectativas dos clientes quando tudo isso passar. Entre tantas dúvidas permanece a certeza de que vai passar, sairemos todos como pessoas e como empresas com fortes aprendizados e o espírito colaborativo será ainda mais presente em nossas vidas.


Quanto ao mercado imobiliário e o papel sempre relevante da construção civil na economia do país, tenho certeza de que estão todos se preparando para um retomada e um caminho sustentável para a continuidade. Da construção civil vai sair uma economia mais forte, confirmando os dados que já vinham revelando a importância do setor na geração de empregos e sua expressiva participação no PIB do país.


Por fim, quero deixar uma reflexão de Albert Einstein, que tem guiado meus pensamentos e ações:


“ A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ficar superado.”

Luiz Augusto Franzolin

CEO Franzolin Engenharia