Buscar

Processos construtivos definem a qualidade da obra




Quando você entra em um apartamento novo e tem aquela sensação de estar em um lugar mais que perfeito, pode ter certeza de que tudo começou na concepção do projeto e foi realizado com um excelente processo construtivo. É na execução dos empreendimentos que os construtores alcançam a qualidade máxima em cada detalhe.


O projeto define os espaços e ambientes que proporcionam maior bem estar no cotidiano das pessoas, mas é o processo construtivo que determina a qualidade da obra. Na primeira fase engenheiros e arquitetos se envolvem com plantas, perspectivas e escolha dos acabamentos. Mas quando a obra começa tudo acontece a partir de um planejamento muito detalhado de todas as etapas e a supervisão de engenheiros exigentes com o resultado final.


É nessa hora que a experiência assume o comando em um planejamento que inclui projeto construtivo, logística, materiais de primeira linha, equipes multidisciplinares e fornecedores especializados em cada fase. A supervisão permanente dos engenheiros não acontece apenas para garantir a segurança da obra, tão essencial na fase de execução como ao longo do tempo de uso. Seguir as normas técnicas é o básico da construção civil, mas as melhores construtoras querem dar um passo além e atingir a excelência.


Na Franzolin Engenharia trabalhamos com o propósito de entregar mais valor para os clientes. Para cumprir essa premissa precisamos entregar as obras no prazo combinado e garantir a máxima qualidade da obra e do acabamento. Um patamar de excelência que se tornou o nosso objetivo constante e permeia o trabalho cotidiano dos sócios e de toda a equipe. Esse aspecto é tão importante que a execução se tornou um dos pilares que sustentam nossas atividades, juntamente com a Inovação, Concepção e Proximidade com os clientes.


Construir com esse padrão elevado requer a supervisão permanente de equipes com competência comprovada, experiência em obras e profundo conhecimento de técnicas construtivas. É esse conjunto de habilidades que garante a qualidade dos processos desde a fundação até o acabamento, da argamassa até a tubulação, da qualidade dos tijolos às instalações elétricas e hidráulicas. Afinal, são muitos os materiais utilizados em cada etapa, assim como os profissionais especializados que participam de uma obra tão complexa como um empreendimento vertical.


Um bom gestor de obra começa elaborando um planejamento que inclui a escolha de fornecedores, materiais, profissionais de cada especialidade, orçamento total, cronograma de trabalho e prazos de entrega de todos os materiais em cada etapa. A logística no canteiro de obras também é muito importante e requer todo empenho para que as etapas se cumpram no prazo e dentro dos valores estimados.


A escolha de materiais de primeira linha também contribui significativamente para a qualidade final da obra, além de garantir menor desgaste a longo prazo e mais satisfação para os clientes. Nesse aspecto é importante lembrar que a qualidade dos materiais começa na argamassa e termina no acabamento, porque tudo contribui para a segurança e usabilidade da construção.


Por fim e não menos importante temos a equipe, com a escolha dos melhores profissionais em cada função, que demonstrem conhecimento e experiência, mas acima de tudo sejam comprometidos com a qualidade da obra. Uma responsabilidade conjunta da equipe de engenheiros que respondem pela supervisão técnica e de cada operário que atua no canteiro de obras. Quando todos compartilham o mesmo propósito, assumindo que a qualidade é uma premissa de trabalho e possuem uma sintonia em torno dos mesmos valores o resultado será sempre um nível mais elevado de qualidade.


Muitos detalhes são informados no memorial descritivo quando você assina o contrato de compra seu apartamento. Mas você nunca sabe o que acontece na obra durante a execução. Razão pela qual uma enorme diferença adquirir seu imóvel de uma construtora confiável, com empreendimentos entregues onde a qualidade seja evidente e reconhecida pelos clientes.


Por isso é tão importante pedir para conhecer um empreendimento pronto da mesma construtora quando você estiver decidindo a compra de um apartamento na planta. Você pode conversar com os clientes, ou pedir para visitar um dos edifícios já entregues.


Mesmo que você não entenda de processos construtivos, saiba que a qualidade final da construção fica evidente quando todos buscam a excelência na obra. E no fim das contas é ela que define a qualidade de vida quando você mora em um lugar onde tudo foi muito bem cuidado para oferecer a melhor experiência de uso aos moradores.


Acompanhe nossas novidades e atualizações nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube.