Buscar

Qualidade do empreendimento começa na concepção


Da primeira caverna que serviu de abrigo ao homem pré-histórico aos mais modernos edifícios verticais mudou quase tudo na vida da humanidade. O que não mudou e permanece como uma forte expectativa do ser humano é a sensação de acolhimento que a moradia proporciona. Mais que paredes e objetos é o acolhimento que todos buscam e é a essa aspiração que um projeto arquitetônico deve corresponder.


Quando pensamos em qualidade de vida ela é imediatamente associada ao lugar onde moramos. Mas a qualidade, segundo os especialistas, tem muitas dimensões e é percebida de forma diferente pelas pessoas. Associada a atributos intrínsecos, a qualidade é passível de diferentes interpretações conforme o uso e interesses de cada um.


Para Walter Shewart, considerado um dos gurus da qualidade, existem duas dimensões associadas a ela: a dimensão objetiva, referente às propriedades físicas próprias do objeto em questão; e a dimensão subjetiva, referente à capacidade que as pessoas têm de perceber e mensurar as características objetivas ou subjetivas agregadas ao objeto. Vale muito lembrar esse conceito quando pensamos na concepção dos empreendimentos, porque sempre haverá sobre eles uma percepção de qualidade sob esses dois aspectos.


Mas os autores do livro Arquitetura sob o olhar do usuário expandiram o conceito de qualidade arquitetônica como “a síntese alcançada pelo ambiente construído, em termos de originalidade e estímulo, e que consegue relações custo-benefício equilibradas, considerando forma, função e técnica”.


Sim, até aqui parece tudo teoria. Mas é a partir delas que encontramos os princípios essenciais quando iniciamos a concepção dos nossos empreendimentos. A palavra usabilidade é o elemento básico do olhar Franzolin, cujo principal foco são as pessoas que vão viver nos ambientes que estamos projetando. Nós sempre começamos com perguntas e respostas que vão nortear a concepção: quem vai morar aqui, como vai utilizar os espaços, como vai ser a mobilidade interna de cada ambiente, qual é o estilo de vida e a expectativa de morar bem de cada um.


Não por acaso contamos com parceiros renomados que desenvolvem os projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Eles se juntam ao nosso time de engenheiros altamente especializados e com forte experiência nos processos construtivos para pensar, avaliar, projetar e acompanhar cada detalhe dos projetos que vão definir a qualidade dos empreendimentos em todos os seus aspectos.

“A nossa parte é fazer que essa convivência seja cada vez mais plural e agradável, o bem estar sempre tem que estar acima de tudo.” Edward Albiero, arquiteto de interiores do Aeon.

Nós sabemos que a qualidade começa na concepção e que a qualidade de vida dos moradores será definida a partir da preocupação obsessiva pela usabilidade dos espaços. Sem esquecer que o olhar estético é parte da sensação de bem estar proporcionada pelos ambientes projetados. Por isso, quando você observar a planta ou as perspectivas dos nossos empreendimentos pode saber que já está morando em um deles antes mesmo de receber as chaves.


Quando olhamos para o futuro e enxergamos o empreendimento pronto, nós queremos que os moradores encontrem o melhor padrão construtivo que podemos entregar e já somos reconhecidos por isso. Sim, a qualidade da obra vai influenciar a sua qualidade de vida e o projeto também impacta o planejamento construtivo. Mas na fase de concepção precisamos ir além da obra. Temos que avançar um pouco mais no tempo e buscar as tendências de comportamento, aspirações e estilo de vida para desenvolver os projetos conectados com os novos conceitos de morar bem.


Nós sabemos que a compra de um imóvel significa um investimento importante e que vai se traduzir em qualidade de vida por um longo tempo. Por isso, os projetos devem priorizar tendências de estilo e materiais que apresentem durabilidade e modernidade quanto aos avanços tecnológicos. Cada detalhe da fase de projetos vai fazer a diferença na vida futura dos moradores, impactando não apenas o uso e manutenção como a valorização do empreendimento.


Alguém já disse que o capricho mora nos detalhes, mas nós sabemos que a qualidade também mora nos detalhes. Quer saber o que isso significa na vida real dos nossos clientes? Agende uma visita para conhecer os diferenciais de qualidade de um empreendimento Franzolin.


Acompanhe nossos lançamentos e atualizações nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube.